quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Gráficos!

Bem, faz um tempo que estou querendo falar sobre isso. Eu sei que essa postagem não vai servir para muita gente, tanto vai ser ignorada quanto odiada. Tudo bem, aí vamos nós.


Antes de ler quero que saibam que este post seria algo mais como a minha opinião, você podem discordar e achar errado, dou a liberdade a vocês.

Feito por わか

Muitos de vocês podem achar que os gráficos de RPG Maker/WOLF Editor são horríveis. Vendo de um outro ponto de vista você já se imaginou fazendo um jogo desses? Quer dizer, os jogos de RPG Maker 2000 tem a resolução muito baixa, isso por causa da própria capacidade do programa em si.

Os jogos de RPG Maker 2000/2003 são por muitas vezes considerados os piores por causa disso. Na época que a maioria desses jogos foram feitos a internet das pessoas era consideravelmente ruim comparada com as de hoje e baixar um arquivo de 200 mega bytes era considerado algo divino. Ok, não digo exatamente esse valor, mas mesmo assim se ficasse muito grande as pessoas não conseguiriam baixar o jogo ou não dariam muita preferência por preguiça.


Aproveitando o momento, falando de Ib. Vocês costumam a criticar os gráficos falando que são horríveis principalmente dos personagens por serem gigantes, etc. Os gráficos de Ib são um dos que mais admiro nos jogos. Porque se foi o Kouri quem fez os gráficos ele deve ter ficado um bom tempo mesmo fazendo tudo. Se foi ele quem fez, ele pode ser considerado um artista, para fazer toda uma galeria daquele jeito. Eu sei também que os gráficos de Ib antes da versão 1.03, se não me engano eram bizarros.



Lembrando que não acho só isso de Ib, a maior parte dos jogos de RPG Maker 2000-3 são feitos de gráficos próprios até onde eu sei. Yume Nikki e seus fangames são um grande exemplo disso. Se Yume Nikki não tivesse ótimos gráficos seria um jogo sem sentido de pegar somente efeitos aleatórios.


Os gráficos do RPG Maker XP, não sei o motivo, mas eu não gosto muito pela característica dos personagens. Na minha opinião nesse programa os personagens são muito iguais um exemplo disso temos em 5 Minutos e em A Mansão. Ambos compartilham praticamente o mesmo protagonista graficamente falando.


Também não vi nenhum jogo que graficamente seja diferentemente bom. O máximo que já chegou de algo diferente que eu já vi foi Ao Oni. É claro que eu joguei pouco jogos desse RPG Maker, mas ok. Tem mais uma coisa sobre o XP, o Corpse Party Rebuild na minha opinião, não ficou com um gráfico melhor do que o original.


Algo delicado de se falar é do RPG Maker VX/Ace porque graficamente eu não sei muito da diferença dos dois, no entanto os gráficos não são ruins. Há muito jogos bons feitos em ambos como há ruins em relação aos gráficos. Isso talvez seja pela época das coisas, já quem hoje em dia é mais fácil de se fazer arte online e assim usar nos jogos. Também da para colocar imagens mais pesadas no próprio jogo.


Também no RPG Maker VX/Ace muitas pessoas fazem projetos simples e com gráficos ruins, ou que vem no próprio programa, mas ficam bons os jogos. Um exemplo de gráficos simples e o jogo bom é o It's Our Revolution! e um jogo que acho os gráficos agradáveis é o Prisioneiro Sem Cabeça.



Agora a respeito de WOLF RPG Editor é um tanto complicado de dizer em relação aos gráficos, pois varia muito. Pegando um exemplo de um mesmo criador, Sen, Mad Father e Misao. Este com gráficos simples lembrando os de RPG Maker 2000, aquele mostrando gráficos lindos.


Como o WOLF é bem mais usado no Japão ele não foi poluído e tem uma grande comunidade a respeito, com tutoriais e muiiita coisa para você usar os gráficos de criadores. Vocês podem dar uma olhada nos créditos dos jogos para saberem mais.


Agora, em relação a tudo isto, os gráficos dessas coisas não são ruins, eles não são em 3D nem mesmo feitos para serem realistas, são algo mais original. Podemos até comparar isso com arte, por exemplo tanto quanto Comic tanto quanto Mangá não são feitos para serem desenhos extremamente realistas.

Para você qual é que tem os melhores gráficos?
-O meu seria o RPG Maker 2000/2003

Vocês concordam com isto?
-Eu realmente acho que vocês podem discordar.


-Mei

49 comentários:

  1. Eu não desgosto praticamente de nenhum gráfico em especial . Se bem que me sinto melhor jogando um jogo com péssimos gráficos , do que um com aqueles gráficos realistas . Também adoro os gráficos do Rpg maker 2000 e do 2003 :3
    Mas, como o primeiro Rpg Maker que experimentei (A engine mesmo) foi o VX Ace , prefiro os gráficos dele . Estou mais acostumada .

    ResponderExcluir
  2. Eu não tenho preferência, e eu sei que meu lugar não é aqui TT-TT, mas, eu curto os do Wolf, já que uns outros o criador que criou os gráficos, pelo menos foi o que eu entendi :S
    Eu gosto muito do Wolf, não sei se foi pelo PUSH Z! do Mad Father, ou a possibilidade de equipar os itens, de Misao. (Não sei muito sobre parte da criação ;-;, por isso não sei se é tão fácil de equipar itens assim)
    O Primeiro que eu "Usei" (Não foi muito assim, mas) foi o RPG MAKER XP.
    Se você leu até aqui, obrigado e.e
    E Mei, adoro seu blog u.u, continue assim, é o que eu mais frequento^^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá aqui é a Toynako~

      Sobre a sua duvida. No Wolf e no Maker, pode haver a criação do gráfico. Cabe apenas a quem vai fazer o jogo saber se usará o básico do programa, ou se criará algo próprio.

      No Maker, esse 'Push Z // colocar itens' também é possível. Creio que seja a mesma dificuldade de se fazer no Wolf tais funções.

      Ou seja, varia muito e ambos os programas, são similares~

      Excluir
  3. Pra mim não importa os graficos, eu gosto é da historia ,os graficos de Ib pra mim são tao bonitinhos adoro as fotos que a parecem do lado mostrando o rosto do personagem

    ResponderExcluir
  4. Eu não me importo pelos graficos , é sim pela historia ! as vezes da raiva dessas criancinhas que nunca tiverão um Megadrive ! naquela epoca os graficos erãm "trouxos" digamos , vendo hoje graficos de RPG Acho incrivel ! principalmente a Ib que e tao fofinha *_* eu amo os graficos de RPG Maker ! é quem nao gostar simplismente não goste ! mais download pra min .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "Mais download pra mim"!
      Amei u-u

      Excluir
    2. Sim, antigamente os gráficos eram simples e isso não interferiam se o jogo era bom.

      Excluir
    3. os graficos de hoje estão ficando avançados, mas eu prefiro o do rpg maker vx ace

      Excluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Esse PROJECT2 que aparece na foto seria um possivel jogo novo de ib usando a mary como personagem principal ou não?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boatos, pode até ser, mas pode não. E a imagem não existe exatamente é só um teste ou uma demonstração.

      Excluir
    2. eu fico muito mordido com esse negocio de direitos autorais, "IB" na minha opinião é um ótimo jogo, de primeira eu baixei e exclui, pensei, nossa, que grafico de merda. como tem gente que joga essa porra? mais depois que eu fui entendendo a historia, depois que eu fui passando as partes, aprendi a gostar e depois que eu gostei foi tiro e queda, depois ja tava baixando tudo de ib, papel de parede, a maior parte do tempo eu fico jogando ib porque gostei muito. esse é um de muitos jogos que podia ter uma repercussão "GIGANTE" mais o próprio criador, não quer atualizar o jogo e alem de não querer atualizar, ele também não quer que aqueles que "AMAM" o jogo não façam jogos novos de "IB" e a gente aqui fica ??? sem conhecer algumas palavras.

      Excluir
    3. Sobre Ib, bem talvez você queira me matar, mas eu acho que Ib poderia acabar do jeito que acabou, independendo do final. Agora passando para os fan-games, eu não gosto muito quando um fangame aparece aproveitando o máximo o jogo original como em Ib Green Edition, não lembro bem o nome. Por que para mim se forem fazer um fangame poderia fazer um que a Mary seja a principal ou sei lá, mas como não é permitido...
      E a última atualização de Ib é recente, aconteceu ainda neste ano.

      Excluir
    4. eu matar? kkkk ultimamente não tô matando nem barata, nem pernilongo, nem carrapato...

      Excluir
    5. mais eu penso assim mei: la no ano 1987, quem nasceu nesse ano sabe, tinha aquele super mario bros, de 8 bits que o grafico era pobre mais ou menos parecido com o grafico de ib, ai hoje em 2013 existem tantos jogos do mario que são em 3d, mario sunshine, mario golf, mario isso mario aquilo, tudo em grafico 3d, tipo o mario evoluiu do grafico 8 bits pro grafico de hoje. porque sera que ib não é igual? sera que esse jogo não é conhecido ou alguma coisa assim?

      Excluir
    6. Ib Green Edition? kkkkkkkkkkkkkkk, eu nem sabia que esse jogo existe, nossa mei, que merda de jogo você foi citar, eu vi os videos desse jogo e ficou idêntico ao original, eles só mudaram (um pouco) os finais, sera que o Kouri, ta sabendo que esse Ib Green Edition circula na internet? se eu sou o Kouri, procuro a pessoa que fez nos 4 cantos do universo e isso vai parar no tribunal, se eu pudesse eu queria criar um jogo novo de ib só que sem rosas, sem museu, um jogo novo em 3d, a unica coisa que seria igual seriam os 3 personagens, mais nada, podia ser um jogo de corrida, de coletar objetos, podia ser de qualquer coisa mais totalmente diferente do original.

      Excluir
    7. Este jogo está sendo derrubado, não sei se já foi, mas o "criador" desse jogo derrubou o link.

      Excluir
  7. Conheci o estilo de jogo a pouco tempo (menos de 2 meses), mas, de verdade, não me importo com o gráfico, me importo com a história (e rir da minha cara levando susto v.v').
    Meu primeiro jogo foi Ib e depois Witch's House (que fazem parte do meu trio favorito; o terceiro é O Prisioneiro sem Cabeça; Bruxa Vermelha, personagem foda, sua linda!); e gosto deles pela história.
    Na verdade, acho que o gráfico ser assim é que da o charme... Ele chama o jogador não pela beleza, e sim pela qualidade, pela emoção, pelo conteúdo, pela diversão... pela alma, sendo um tanto poética, mas ok.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, eu não me importo muito com gráficos também. Concordo com o que disse.

      E você é a primeira pessoa que fala para mim que um dos jogos favoritos é Prisioneiro Sem Cabeça.

      Excluir
    2. Concordo, o charme do jogo vem do conteúdo em si, não de gráficos bonitos. Eu acho até que os próprios gráficos o que é chamativo no jogo, tipo isso: "o que esse pessoal vê de chamativo nesses jogos?" ai quando você joga pelos primeiros 10 minutos, pronto, ja virou fã XD.

      Excluir
  8. Acho irrelevante ficar falando de graficos de jogos. Jogos não passam de um meio de entretenimento e infelizmente não acho que muitos veem isso mais desse jeito (Tipo futebol).
    Esses dias vi um pessoal jogando um jogo de pesca do ATARI na faculdade de graficos = lixo, porem foi muito bacana ver quem ganhava e a diversão que um jogo tão simples proporcionou.
    Infelizmente o que a molecada quer ver hoje são graficos pipocando mesmo com o jogo sendo ruim.
    [estou falando de crysis, jogo que quando alguem fala pra mim falam "como se não gostou olha esses graficos!"]

    Qto a pergunta acho que os melhores graficos estão no rpg maker 2003

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ''Infelizmente o que a molecada quer ver hoje são graficos pipocando mesmo com o jogo sendo ruim.''
      se tem uma coisa eu odeio sao pessoas que generalizam.
      é claro que graficos sempre impressionam logo de cara mas dizer que é o que eles mais querem ja é outra coisa.
      aqui na minha rua é quase impossivel encontrar alguem que nao tenha tido ou tenha ainda um nintendo ou mega drive.

      Excluir
    2. Pegando somente essa parte do comentário ele fica com uma ideia totalmente generalizada. Então antes que você me odeie olha só.
      1. Logo de começo demonstro estar falando de uma grande massa de pessoas e assim dizendo indiretamente que temos também pessoas ou molekes que não levam somente o lado gráfico do jogo como requisito principal.
      2. Você esta generalizando um grupo de pessoas através de sua justificativa pois ter um Nintendo ou Mega Drive não faz com que uma pessoa prefira jogos em que os gráficos não estejam pipocando... Na casa de amigos meus e até na minha tem esses video games e isso não quer dizer que meus amigos ou até mesmo eu jogue ou aprecie jogos por serem bons.
      3. Mario é melhor que Sonic e TODO MUNDO acha isso! XD

      Excluir
  9. Aqui é a Toynako~
    Parabéns Mei, finalmente alguém que não sai falando do jogo só pelos gráficos dele. Eu já comentei algumas vezes com a Kanako!, até mesmo expliquei quase exatamente o que você disse, quando ela comentou sobre os gráficos do Ib serem os piores que tem.
    Eu, desde o Maker 1991, faço jogos, então eu tenho uma boa média da dificuldade que é se encontrar tudo. Desde um bom som leve para o jogo, quando a um personagem mais personalizado. Ib não teve nada usado da palheta normal do Maker, tudo foi criação própria, tanto que li em sites sobre o jogo que ele comentava a dificuldade de fazer o Garry (por conta da franja), ser um personagem carismático e demonstrar o que sentia.
    O Maker/Wolf, em si é uma ferramenta fácil de ser usada, eles dão o básico para você fazer qualquer coisa. Cabe a quem desenvolve pensar em usar um script (ou, até mesmo criar um do zero), utilizar bem do sistema dos swicths. Não é facil, afirmo com toda certeza, mas é algo gratificante. Tanto que o programa se você souber realmente mexer, pode virar o que quiser o estilo do jogo.
    Particularmente, os gráficos do Ib, são os mais únicos que já vi. Foram tantos detalhes que foram feitos, tanto empenho, que não tem como não se apaixonar (ainda mais, sabendo que foi partido do zero).
    Hoje em dia, com jogos 3Ds com gráficos extremos, quem olha algo simples, já tem a ideia de julgar. Confesso que na primeira vez que joguei, logo que vi a Ib no museu eu falei: "É isso?", mas logo que andei um pouco notei que apenas fiz um pré julgamento completamente errado (mesmo que por minutos apenas).
    Nunca mexi no Wolf, até por não ter encontrado em português, mas um dia gostaria de tentar mexer no programa para ver na criação, como é a diferença~

    Bem, é isso, agradeço por ter lido.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Toynako.
      Esse post fazia um bom tempo que eu queria postar, justamente que como eu converso com muita gente a respeito de Maker/Wolf, as pessoas falavam certas coisas que bem, não são exatamente certas...

      Eu sei exatamente como é difícil, complicado e detalhado de criar um jogo, eu nunca criei um jogo ou tentei. Porém quando eu traduzo os jogos eu tenho acesso a tudo, tanto quanto as imagens até os próprios scripts, muitas vezes eu tenho que traduzir certas coisas e percebo que traduzir já é difícil, mas fazer é muito mais.

      Ib tem gráficos simples e originais mesmo, acho por causa disso algo "superior" de certos jogos em 3d genéricos.

      Sobre o Wolf, não é muito diferente do Maker, funciona do mesmo jeito, só talvez algumas coisas diferentes...

      Excluir
  10. ''Eu sei que essa postagem não vai servir para muita gente, tanto vai ser ignorada quanto odiada.''
    kkk nao é o que parece, a maioria das pessoas nos comentarios estao concordando com vc(eu tambem concordo)
    otimo post.

    ResponderExcluir
  11. .-. Quando será que a Srta. Mei vai postar um novo jogo traduzido ? .-. Torcendo pro próximo ser The crooked Man .

    Qual será o próximo jogo ? \o/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para ser sincera nem eu sei, estou um pouco desanimada para traduzir jogos... ^^

      Excluir
  12. eu gosto da musiquinha da bruxa vermelha naquela parte, redlightriot, muito foda essa musica, acho que foi a melhor musica ja colocada em rpg. gosto daquela tambem, sunrise, gosto tambem daquela feeling dark behind the mask. acho que shuutai headless é o rpg que tem as melhores musicas de todos os rpgs.

    ResponderExcluir
  13. Pra mim oque importa mesmo é a história e eu acho que isso faz a gente se interessar pelo jogo, não é mesmo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, a história basicamente é a coisa mais importante para mim, mas nem para todo mundo é.

      Excluir
  14. Olha pra mim gráficos não são nada importantes, o que importa pra mim é a história..
    Dês de quando jogos como megamam e zelda precisaram de gríficos fodas para sem bons?

    ResponderExcluir
  15. Na verdade,o que torna qualquer jogo bom sao varias coisas!As historias,personagens,graficos...Vai de pessoa pra pessoa escolher oque lhe convem...Os jogos Rpg podem nao ter graficos bons,mais tem personagens e historias bem mais fodas doque muito jogo com graficos realistas de hoje em dia...

    ResponderExcluir
  16. Opa, vim aqui finalmente comentar no Blog depois de passar por cima da dona preguiça, sou o Criador de Conteúdo da Page da Zero Corpse, David (CDC).

    Bom vou tentar comentar minhas opiniões sobre gráficos aqui tentado fazer parte do que foi dito dentro da postagem, vamos lá:

    Para alguém que vai jogar um RPG Game feito em programas como o RPG Maker e o Wolf, ele já deve vir preparado que ele não vai encontrar um RPG com gráficos maravilhosos alá ''Persona'', não teremos characters designs bem trabalhados, sombreamentos bem cuidados em seus últimos detalhes, traçados perfeitos e bem feitos... Não, ele deve saber que o que ele vai encontrar são designs feitos em computação como se fossem tirados do Paint (Porém saídos da mão de um bom manjador de Paint). haha '

    Esses jogos de RPG que jogamos (Feitos no RPG Maker e Wolf) eles não possuem muitos recursos para entreter uma pessoa que normalmente seria mais entretida jogando RPGs de Playstation 2 e tudo mais, porém, esses games possuem potencial para essa falta de capacidade se tornar a diversão, ''O Toque'' do jogo. RPGs de Horror aproveitam bastante dessa falta de ''conteúdo'', ''material'' ou outro nome que esta me faltando na cabeça agora, eles aproveitam bastante disso para tornar o game algo divertido, um bom exemplo disto é Corpse Party, na minha opinião, a falta de conteúdo gráfico no jogo (Convenhamos, poderia ser mais bonito o jogo) é justamente o ''toque'' que o jogo te da para você ficar entretido nele pois essa falta de material para melhora dos gráficos foi o que tornou todos os cenários de 'CP' algo sombrio, uma coisa mais ''assustadora'' se é que podemos dizer assim.

    Ib é um dos jogos que eu vejo e falo: Os gráficos poderiam ser mais bonitos na hora do Desings dos personagens que aparecem durante os diálogos. Na minha opinião, o Garry seria muito mais bonito se fosse desenhado pelas mãos do criador de Misao ou Mad Father. Eu entendo que algumas pessoas vão dizer: ''O Garry não teria a fama que tem se não fosse daquele jeito e tudo mais, ai que o autor está atualizando o jogo está tendo melhora aqui e ali, espera mais um pouco que quem sabe fica bom e tudo mais'' eu sei disso, mas imagine se o ''CD'' (Character Design) dos personagens de Ib fossem como o que temos em Mad Father? Vamos concordar, os gráficos em Mad Father são excelentes , bem desenhados, bem traçados, muito bonito. Mas ai você fala: ''O RPG Maker 2003 não tem tanta variedade e material para tudo isso'', de fato ele pode não possuir assim um talento todo que o Wolf Editor possui, mas eu acredito que Ib tinha potêncial para se tornar um dos RPG Games mais bonitos graficamente, já que (na minha opinião) possui a melhor história de todos que eu já vi (Ficando depois de The Crooked Man... Desculpa, sou Fan boy. rs)

    Minhas Opiniões, não precisam ligar muito para elas rsrs Excelente postagem, Mei, como sempre. ^^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Belos argumentos, David. Faz um tempo que não te vejo pelo blog.
      Minha opinião é diferente da sua, até como eu já disse eu prefiro um certo tipo de coisa diferente de você, relacionado aos gráficos. Como eu disse se Ib fosse feito com gráficos genéricos, não seria tão especial assim e eu provavelmente não iria nem ter jogado. ^^

      Excluir
  17. *Weslley: pra mim as faces de Ib são bem estilosos. Não dá para comparar com os de Mad Father/Misao. Pois os dois são estilosos, e o Gary original já é gatoso o suficiente. :B

    *Post: Enfim, concordo com você, Mei, ADORO o estilo gráfico do RM2k/3, eles me lembram os queridos RPGs de SNES. Claro, que depende do que a pessoa usar, pessoalmente o RTP dele é mui ruim ¬¬
    Até

    ResponderExcluir
  18. Poderia traduzir "Mad Father" ou "The Crooked Man" ?
    Eu sei que é difícil fazer jogos com vários finais e estão trabalhando em "Sereia do pântano" , mas poderiam fazer depois ?
    Os váriados finais é que dão graça ao jogo =3
    Bjs , fui !

    ResponderExcluir
  19. mei, eu conheço uma pessoa que quer criar um jogo de rpg mais ela não sabe como. ela nunca fez isso. você sabe como criar jogos de rpgs ou pode ajudar ela para que o rpg dela fique completo? ela pode entrar em contato com você por email?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para falar a verdade eu não sei criar, nunca tentei... Mas eu acho se mexer nas coisas eu consigo. Se quiser dicas e ajuda, existe um site chamado Mundo RPG Maker, lá tem de tudo. Se quiser me mandar para testar e dar minha opinião, só me mandar por e-mail.

      Excluir
  20. mei, você ganha algum dinheiro com o site? é que eu tambem tenho 1.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não ganho nada com o blog. Nem um centavo, nem uma vantagem. Só me gasta tempo. (Não estou reclamando, eu gosto do blog.)

      Excluir
  21. igualzinho eu, me desculpa por perguntar isso, mais eu tambem tenho um blog e não ganho nem uma merreca com ele, o dia que eu descobrir como se ganha dinheiro na internet de verdade eu vou me lembrar de você.

    ResponderExcluir
  22. pra mim,o grafico mal importa,o que importa é a diversao u_u

    ResponderExcluir
  23. Come Maria UAHSHUASHUAHSUAS zueira, pra mim os gráficos não precisam ser bons pois eu jogo pela história, mas se os gráficos forem ruins e a história também...dai não da neh :C

    ResponderExcluir
  24. O problema (por assim dizer) não são os graficos mas as pessoas, Mad Father tem graficos otimos, dizer que isso não influenciou em sua popularidade seria ingenuidade, apesar de ser um grame incrivel, se não tivesse graficos tão bons talvez não se tornasse tão popular aos que não costumam jogar esses tipos de jogos!
    Acho que o importante é a historia e o ambiente, sou grande fã dos games de Uri, personagens interessantes e ambiente tenso!

    ResponderExcluir
  25. eu prefiro os gráficos mais leves que são os 2000/2003

    ResponderExcluir
  26. Prefiro gráficos que foram feitos para fazer Undertale e Ib,eu creio que seja 2000/2003(desculpe,ñ sei ao certo pq sou uma retardada ;-;)

    ResponderExcluir